Roda dos Porquês
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A inocência das crianças – sem preconceitos ou vieses inconscientes – e as perguntas curiosas que elas fazem podem gerar reflexões valiosas. Foi pensando nisso que o Bradesco lançou sua nova campanha de Dia das Crianças, que foi ao ar nessa quarta-feira (6), com criação da Publicis e música da dupla Palavra Cantada, formada por Sandra Peres e Paulo Tatit.

"Por que tem tanto lugar sem rampa para mim?"; "Por que tem pouca boneca com cabelo igual ao meu?"; "Por que menino não pode gostar de princesa?" são algumas das indagações trazidas na campanha e que foram incorporadas à música, acompanhada de um coral de crianças.

A letra foi criada especialmente para contemplar os pilares da plataforma Aliados pelo Respeito, movimento do Bradesco para discutir, interna e externamente, causas relacionadas à equidade de gênero, etnias, pessoas com deficiência e o universo LGBTI+. Além disso, a canção trouxe uma questão ambiental.

São reflexões importantes e sérias, porém acompanhadas da leveza da Palavra Cantada, com seus arranjos e instrumentos marcantes, como colheres, copos, ukelele, atabaque, palmas e violão.

“Fiquei muito feliz em ser convidada para fazer uma canção com questões tão presentes e necessárias no momento atual da nossa sociedade, que clama pelo respeito à vida e à diversidade”, comenta Sandra Peres. “Foi um prazer trabalharmos numa nova canção que propõe um espaço para as crianças fazerem suas perguntas. Criamos uma espécie de brincadeira de roda em que elas se revezam na brincadeira de perguntar. Ficou bacana, bem energética!”, explica Paulo Tatit.

"Gerar conversas e reflexões é algo que temos buscado incansavelmente em nossa comunicação. Mas poder fazer isso se inspirando no olhar da criança foi realmente especial. Deixar de lado o formato publicitário tradicional vai, sem dúvida, ajudar a transmitir essa mensagem tão importante e reforçar o conceito poderoso de que todos precisamos ser mais crianças", comenta o diretor de Marketing do Bradesco, Márcio Parizotto.

No filme, os pequenos entram na “Roda dos Porquês” e tocam instrumentos como guitarra, piano, bateria, violino, entre outros. Em um ambiente bastante descontraído, eles dançam e se divertem ao som da canção. A escolha do casting foi um ponto importante da produção, que apostou na diversidade. No elenco está o menino Carlos, que é surdo e faz a tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais). “É questionando o presente que se constrói o futuro” é a assinatura do filme.

"Algumas das crianças têm vivência musical, mas essa não foi a nossa maior preocupação. A intenção era ter um grupo bastante diverso, com histórias de vida interessantes. A produção também é relativamente simples, pois queríamos que o foco estivesse na música e nos questionamentos", explica Domenico Massareto, CCO da Publicis.

A campanha será veiculada nos canais digitais de Bradesco.

Para a gravação do videoclipe, foram observados os protocolos de prevenção à Covid-19, incluindo máscaras de proteção para o casting e toda a equipe de produção.

Ficha técnica
Cliente: Bradesco
Agência: Publicis Brasil
Produto: Institucional
Título: Roda dos Porquês

Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Daniela Ugayama e Marcelo Salgado
CCO: Domenico Massareto
Diretor Executivo de Criação: Dani Ribeiro
Diretor de Criação: Jairo Anderson
Diretores de Criação Associados: Pedro Maneschy, Luciana Lima e Dago Lenhart
Redator: Lucas Nascimento
Diretor de Arte: Rafael Barbosa
Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl
Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho, Fernanda Kochi e Karine Luchtemberg
Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Marcella Spada e Rodrigo Gercke
Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães, Giulia Joau, Carol Silva e Giovanna Mendes
Mídia:  Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Marianna Garcia, Camila Bitencourt, Lais Dalcin, Juliana Jardim, Carla Barros, Carla Masetto, Priscila Santos, Francine Silva, Tatiana Silva, Raquel Tavernari, Maria Luiza Veneziano e Julia Vivano
RTVC: Renata Sayão, Rita Theóphilo e Fabiana Diniz

Produtora/Imagem: Café Royal
Direção: Joca_Georgia Guerra-Peixe
Produção Executiva: Moa Ramalho e Giovana Grigolin
Coordenação de Produção: Alex Missaka
Atendimento: Amanda Arcaro
Atendimento de Pós-produção: Camila Santana
Direção De Fotografia: Thiago Beck
Direção de Arte: Pati Pereira
Direção de Produção: Merilyn Salvatierra
Figurinista: Vinnie Pizzingrilli
1o Ass. de Direção: Andrea Marquesi
2o Ass. de Direção: Isa Fakelmann
3o Ass. de Direção: Felipe Solino
Produção de Casting: Fabi Varella e Veridiana Toledo
Direção Musical: Marcio Arantes
Técnico de Som: Adonias Junior
Coordenação de pós-Produção: Andreza Oliveira
Ass. Coordenação de Pós: Juliane Conti Rezende
Ass. Ilha de Pós: Iara Scarpa
Finalização e VFX: Hub VFX
Montagem: Alberto Cardoso 
Finalização: Rosa Felix
Color Grading: Psycho N' Look

Acessibilidade:
Roteirista: Larissa Tavares
Locução: Mariana Sabini
Consultoria especializada: Edgard Jacques
Intérprete de Libras: Rebeca Almeida Ferreira da Cruz
Libras: Carlos Henrique Moura Torres
Produção de Medidas de Contenção ao Covid-19: Marcelo Colaiacovo
Direção Musical: Sandra Peres, Paulo Tatit e Marcio Arantes
Compositores: Sandra Peres, Paulo Tatit e Zé Tatit da Palavra Cantada
Produção Musical: Marcio Arantes
Finalização, mixagem e sfx: Bernardo Goys
Atendimento/Coordenação: Bernardo Goys
Produtora de Som: Estúdio Audiorama
Intérpretes: Sandra Peres e Paulo Tatit

Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo
Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi

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